São Desidério (BA). O município se prepara para receber cerca de 400 pessoas vindas de dez estados brasileiros para participar do 1º Circuito de Capoeira pela Paz no Mundo. Idealizado pela Associação Brasileira Sol Nascente, a parceria com o governo municipal possibilitou a realização do evento que acontecerá no período de 11 a 19 de julho no Distrito de Sítio Grande á 15 Km da sede.
Os estados de Pará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Sergipe, Maranhão, Piauí e Bahia serão representados por praticantes do esporte. Além do Brasil a Sol Nascente tem filias em New Jersey (EUA) e Paris (França).
Para receber os visitantes o poder público montou uma estrutura adequada. A estadia dos participantes está garantida, paralela a preservação do meio ambiente. Eles acamparão nas margens do Rio Grande, no Paredão Deus me Livre, um ponto turístico muito visitado no município de São Desidério.
Em sua primeira edição o circuito trabalhará o lema: Conservação do Meio Ambiente. O fundador da Associação, Mestre Romeu acredita que a capoeira é um esporte capaz de promover a integração de jovens com a sociedade.
“Temos como objetivo mostrar que a capoeira é uma forma de resgatar a cultura e a integridade física e moral do indivíduo, incluindo respeito mútuo ao lugar e ao meio ambiente”.
Cronograma do Evento:
Dia 11/07 (sábado) – Palestra sobre a Capoeira de Angola às 14h na Praça da Matriz
Dia 12/07 (domingo) – Grande roda de capoeira na Praça da Matriz às 18h
Dia 14/07 (terça-feira) – Palestra sobre o Meio Ambiente às 19h na Praça da Matriz – Os palestrantes são técnicos ambientais da PCH Sítio Grande
Dia 15/07 (quarta-feira) – Batizado Infantil às 19h na Quadra Poliesportiva
Dia 16/07 (quinta-feira) – Campeonato de Raiz com júri às 19h na Quadra Poliesportiva
Dia 17/07 (sexta-feira) – Final do Campeonato de Raiz às 19h na Quadra Poliesportiva
Dia 18/07 (sábado) – Batizado adulto e troca de cordeu às 19h na Quadra Poliesportiva
Dia 19/07 (domingo) – Batizado adulto e troca de cordeu às 19h na Quadra Poliesportiva
Devido o grande número de atletas participantes, serão dois dias de troca de cordeu. Acontecerá também dentro da programação do evento o 1º Festival de danças folclóricas baiana só com mulheres.
Por Jackeline Bispo
Ascom de São Desidério
Um comentário:
São desidério é um município carente de eventos culturais.Devemos todos incentivar a cultura em nosso município.
Postar um comentário