terça-feira, 24 de novembro de 2009

BA tem sete fazendas declaradas de interesse social

Sete propriedades rurais foram declaradas de interesse social para fins de reforma agrária na Bahia pela Presidência da Republica. Ao todo, os imóveis rurais somam 24,9 mil hectares e tem capacidade estimada para atender 566 famílias de trabalhadores rurais sem terra.

Os sete decretos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (19). Com a inclusão dessas fazendas, o Incra/BA soma 24 decretos de interesse social obtidos em 2009.

A partir dessa etapa, a autarquia fundiária inicia as avaliações das benfeitorias e da terra nua dessas propriedades rurais. Os laudos irão compor os processos de desapropriações e fornecem as informações para a emissão dos Títulos da Dívida Agrária (TDA) e descentralização de recursos. Tantos os TDAs, como os recursos são para indenizar os proprietários.

Fazendas

No Litoral Sul da Bahia, foram decretadas as fazendas agrícola Coração, situada a dois quilômetros do no município de Coaraci, e a São João, situada a 32 quilômetros do município Barro Preto. Ambas têm potencialidade para as culturas de cacau e seringa.

A maior fazenda decretada é a Cajuba com 17,6 mil hectares e com capacidade estimada para assentar 368 famílias. O imóvel rural está situado a 12 quilômetros de Nova Soure, na região do Semiárido Nordeste II. A Fazenda Cajuba tem potencialidades para a bovinocultura, ovinocultura e plantios de feijão, milho e mandioca.

Na região sisaleira, a Fazenda Alto Alegre, com 1.410 hectares tem capacidade estimada para 32 famílias e está situada a 296 quilômetros do município de Tucano. Já no Oeste, no município de São Desidério, a Fazenda Nova Esperança, com área medida de 2.220 hectares, poderá assentar 40 famílias com a desapropriação.

No Vale do Jiquiriça, no município de Lagedo do Tabocal, foi decretada a Fazenda Monte Castelo, com capacidade estimada para 47 famílias, numa área 492 hectares. Com 2.593 hectares, a Fazenda Lagoa Serra e Curralinhos, em Oliveira dos Brejinhos (Território do Velho Chico) também foi destinada para a reforma agrária.

Fonte: Reforma Agrária

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Charge do Mês


Transparência Publica