segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Companhia agrícola Multigrain S.A. investirá 350 milhões de dólares em uma usina de etanol Em São Desidério.

A companhia agrícola brasileira Multigrain S.A. investirá 350 milhões de dólares em uma usina de etanol que será construída no complexo de 120 mil hectares que a empresa tem na Bahia.
São proprietárias da Multigrain a japonesa Mitsui & Co Ltd, a cooperativa norte-americana de alimentos e energia CHS Inc e a trading brasileira PMG Trading SA.
"Nós pretendemos vender o etanol para o mercado local inicialmente e, numa segunda etapa, exportar", disse o presidente da Multigrain, Paulo Garcez.

A usina, cuja construção começará neste ano, deve iniciar as operações num período de 24 meses após o início das obras, e levará mais um ano para atingir a capacidade máxima de moagem de 3,5 milhões de toneladas de cana por ano.
Toda a cana que será processada pela usina virá das lavouras da companhia na Bahia, onde atualmente planta soja, algodão e milho, assim como de cana-de-açúcar em caráter experimental. Todas as áreas de cana serão irrigadas.

As exportações de álcool, no entanto, vão depender da construção da ferrovia Leste-Oeste, que deve ligar o interior baiano à cidade de Ilhéus, disse Garcez.
A Multigrain adquiriu a primeira fazenda no oeste da Bahia em 2003. A região tem registrado um crescimento acelerado do plantio de algodão e soja.
Desde então, a empresa juntou forças com a Mitsui e a CHS e comprou diversas terras contíguas que atualmente integram uma grande fazenda, chamada Xingu, com oitenta quilômetros de uma ponta a outra.

A companhia gastou 400 milhões de dólares apenas com a aquisição de terras, segundo Garcez.
Da área total, a Multigrain hoje cultiva 55 mil hectares, a maior parte deles com soja e algodão. A empresa pretende expandir a área plantada para 100 mil hectares até a temporada 2009/10.

No mesmo complexo, foi inaugurada na quinta-feira a maior unidade de descaroçamento de algodão do Brasil, com capacidade inicial para produzir 20 mil toneladas de fibra e que deve ser dobrada em uma segunda fase.
Os planos para o complexo Xingu são mais ambiciosos e incluem a construção de uma unidade de esmagamento de grãos, uma usina de biodiesel, 200 residências para os trabalhadores, uma escola, um hospital e até mesmo uma igreja, já que a cidade mais próxima fica a 100 quilômetros do local.

A Multigrain também está investindo em áreas de preservação dentro do complexo, que já é auto-suficiente em água e pretende conseguir o mesmo com a energia elétrica, por meio da queima do bagaço de cana.
"A sustentabilidade é fundamental neste projeto. Se você não produzir etanol sustentável, está fora do jogo", disse Stefano Rettore, presidente da subsidiária brasileira da CHS.

A parceria com a Multigrain é o primeiro investimento da CHS em produção fora dos Estados Unidos. Constituída por fazendeiros e cooperativas, a CHS possui uma participação na fabricante norte-americana de etanol Verasun, que produz o combustível a partir do milho.
A Mitsui, segunda maior trading do Japão, possui uma parceria com a Petrobras em usinas de etanol e para construção de um alcoolduto. A companhia também possui negócios conjuntos com a Vale .
Garcez disse que os planos futuros da Multigrain incluem a compra de mais terras, uma parceria em um terminal no porto de Ilhéus e o leasing de vagões de trens.


Fonte: Noticias Hoje

Obras da Ferrovia Oeste Leste devem começar em maio

Publicado: 14/12/2009 08:45
Obras da Ferrovia Oeste Leste devem começar em maio
Os governos estadual e federal realizaram, nesta sexta-feira (11), mais uma reunião de trabalho para discutir o projeto de construção da Ferrovia Oeste-Leste, que liga o município de Ilhéus, na Bahia, à cidade de Figueiropólis, em Goiás.


Na presença da secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, do secretário de infraestrutura, João Leão, e do secretário de infrestrutura Naval e Portuária, Roberto Benjamim, o presidente da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa responsável pela obra, José Francisco das Neves, apresentou, no prédio da Governadoria, detalhes do andamento do projeto.


“Esta semana também tivemos uma reunião sobre a Ferrovia Oeste-Leste com o presidente da República. Dissemos a ele, e repetimos aqui, que a obra tem condições de começar já no mês de maio de 2010”, afirmou o presidente da Valec.
Segundo ele, as datas das audiências públicas já foram marcadas, os relatórios de impacto ambiental encaminhados, e parte de projeto básico está pronta. Até 15 de janeiro vai ser licitado o projeto executivo e até 2011 a ferrovia estará concluída.


Para a secretária Eva Maria Chiavon, os dados apresentados são animadores. “O processo de licitação para contratar o projeto executivo está em bom andamento, as questões ambientais, que são sempre as mais complexas, também. A ferrovia é uma realidade, e esta reunião foi mais um passo importante na viabilização dessa obra, que é um grande empreendimento para a Bahia, o Nordeste e o Brasil”.


Porto Sul - Em paralelo ao projeto da ferrovia, está sendo elaborado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Nacional de Portos, o projeto de construção do Porto Sul, que vai ser integrado a Ferrovia Oeste-Leste. “São dois empreendimentos importantes que estão vindo e sendo elaborados de forma simultânea.


O Governo da Bahia, em parceria com o governo federal, vai concretizar esses projetos importantes para o desenvolvimento do estado e da região”, afirmou a Eva Chiavon.
Quando estiver pronto o complexo logístico do sul do estado, que tem a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus, vai facilitar o escoamento da produção de minério, grãos e outros produtos. Além do transporte de toda a produção, a implantação da ferrovia deve gerar aproximadamente 30 mil empregos diretos, de acordo com dados do Ministério dos Transportes.


O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6 bilhões. A ferrovia terá ao todo, 1,5 mil quilômetros. Na Bahia, atravessará 30 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros.


Ferrovia de Integração Oeste-Leste
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá sua implantação dividida em três trechos:


Ilhéus/Caetité (BA)

São 530km, cuja construção deverá ser concluída no primeiro semestre de 2011.


Caetité/Barreiras/São Desidério (BA)
São 413km, cuja construção deverá ser concluída no primeiro semestre de 2012.

Barreiras/São Desidério (BA)/Figueirópolis (TO)
São 547km, cuja construção deverá ser concluída até o final de 2012.



Fonte: AGECOM

Brasil terá inventário de suas cavernas


A aura de mistério e aventura que normalmente cerca as cavernas está prestes a ganhar um pouco de luz. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prepara o Inventário Nacional das Cavidades Subterrâneas Naturais do Brasil.
A exemplo de muitas riquezas desse País, o Brasil também desconhece esta. Estima-se que em todo o território nacional existam pelo menos 100 mil cavidades subterrâneas. Desse total, apenas 7.612 são conhecidas até agora. É sobre essas, já catalogadas, que o inventário pretende centrar seu foco.
Para isso, utilizará, na base de dados, “cadastros como o da Sociedade Brasileira de Espeleologia, o da Rede EspeleoBrasil (Codex) e mais os dados que nos chegam através dos processos de levantamento e do próprio Cecav”, explica o chefe do centro, Jocy Brandão Cruz. Com a validação da base já existente, diz, as atenções poderão se concentrar em novas descobertas.
O Cecav tem se dedicado especialmente na execução de projetos que levem à proteção de determinadas regiões, onde a incidência de cavidades naturais subterrâneas e as formações geológicas locais indicam um rico patrimônio natural que precisa ser muito estudado e resguardado.
Este é o caso da estrutura verificada em Laje dos Negros, comunidade do município de Campo Formoso, na Bahia. Lá está localizada a Toca da Boa Vista, maior caverna do Hemisfério Sul, com 107 quilômetros. A pouca distância dela fica a Toca da Barriguda, outra caverna, com 33 quilômetros de extensão.
Estas duas cavidades naturais, somadas a outras descobertas na região, levaram pesquisadores do Cecav e de outros centros de pesquisa do Instituto, como o de aves silvestres (Cemave), a propor a criação de uma Unidade de Conservação para a área: o Parque Nacional do Boqueirão da Onça.
Na região do município de São Desidério, também na Bahia, encontra-se o maior lago subterrâneo da América do Sul, chamado de Lago do Cemitério. Fica na cavidade do Buraco do Inferno, com 12.860 m2 de área.
A região, banhada pelo Rio João Rodrigues, que corre em boa parte de seu curso por dentro da terra, é formada por, pelo menos, 10 cavernas das mais relevantes do Brasil. Lá está a Garganta do Bacupari que ostenta o Salão Coliseu, com 24.330 m2 de área, equivalente a mais de dois campos de futebol.


Confira mais detalhes no site http://www.icmbio.gov.br/.

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