sábado, 13 de junho de 2009

Bahia tem primeiro caso confirmado da nova gripe



Um empresário de 29 anos é o primeiro caso confirmado de gripe A na Bahia. O fato foi anunciado nesta quinta-feira, 11, à noite, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Por conta disso, acontece nesta sexta, 12, às 10h, uma entrevista coletiva do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, sobre o acontecimento e seus desdobramentos.

Também devem estar presentes à coletiva a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado, Lorene Pinto, e o coordenador das Emergências em Saúde Pública do Estado, Juarez Dias.

O empresário chegou a Salvador no último domingo, 7. “No dia 9 começou a ter febre, tosse e dor de garganta e foi internado. Como passou por Taiwan, Los Angeles e Miami, o infectologista que o avaliou decidiu pelo monitoramento hospitalar. O material foi colhido e enviado para a Fiocruz na quarta-feira“, relatou Juarez Dias antes mesmo de saber a confirmação do exame.

Por conta da melhora do quadro e da passagem do período de contágio, o empresário foi liberado nesta quinta, passando a ser monitorado em sua residência.

do A Tarde

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Três municípios baianos decretam toque de recolher para menores

Três municípios baianos decretaram o toque de recolher para crianças e adolescentes. O juiz do município de Santo Estevão, José de Souza Brandão Neto, ordenou que a medida seja aplicada à noite também nos municípios vizinhos Antônio Cardoso e Ipecaetá.

De acordo com o juiz, o toque de recolher que começa a ser aplicada a partir da próxima segunda-feira (15) é para proteger os jovens do tráfico de drogas, da prostituição e da marginalidade.

As crianças com até 12 anos só podem ficar na rua até às 20h30. Quem tiver 13 ou 14 anos, pode ficar até às 22h. Já os adolescentes de 15 a de 18 anos incompletos, podem ficar na rua até às 23h30.


Correio da Bahia

Atrações Juninas em São Desidério Gera Indignaçã na População

São João no Sitio do Rio Grande sempre foi um atrativo para a população em São Desiderio.Várias espectativas são esperadas para esta época de tradição e diversão. Só que as atrações contratadas para a festividade neste ano, não agradou a população.São bandas que não possuem renomes e não apresenta nenhuma atratividade, para aqueles que pensam em passar o São João na cidade.Mesmo em tempo de crise economica em nivel mundial, não se justifica tais atrações.Já tivemos dias melhores, como Rasta Chinelo, Aviões ...Para aqueles que tem orpotunidade de conheçer outros locais tudo bem, só que em São Desidério, São João constitui um meio de diversão para os moradores, como por exemplo o pessoal do proprio distrito.
É uma vergonha para o nosso municipio.
A população mereçe coisas melhores !!!!!!!!!!

Divulgada as Atrações da Festa Junina em São Desiderio

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Em São Desiderio a Festa de São João é comemorada na distrito de Sitío do Rio Grande, uma festa que reune pessoas de toda a região para prestigiar as atrações, as apresentações, além de saborear as comidas tipicas.

Confira as atrações:

19/06 Silvano Sales
20/06 Washington Brasileiro
21/06 Flávio Brasil

Banda de Apoio: Forró Lotado; Gil Lima; Arte Manha; Elvis E Trio Nordestão

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Confirmada a participação de São Desidério na rota da Ferrovia Oeste-Leste


Confirmada a participação de São Desidério na rota da Ferrovia Oeste-Leste


A primeira Consulta Pública sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste realizada em Barreiras, na manhã da segunda-feira (8), contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo do presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. - empresa do Governo Federal responsável pela construção-, José Francisco das Neves, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares, empresários e trabalhadores.
A exposição técnica do projeto foi apresentada pelo técnico da Valec, Marcelo Cabral. Ao todo serão 1,5 quilômetros de estrada de ferro (EF 334) que liga Ilhéus, no Sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins. Farão parte do traçado, 32 municípios baianos, entre eles São Desidério, o maior produtor de algodão do Brasil.

Na Bahia serão 1,1 mil quilômetros de ferrovia. De acordo com o cronograma da Valec, a conclusão das obras que ligam Caetité à Correntina e Correntina à Figueirópolis está prevista para 2012. Nesse período mais de 10 mil empregos diretos serão gerados.

A licitação da obras sairá ainda este ano, afirmou o governador. Segundo ele todo o traçado foi minuciosamente avaliado para beneficiar os municípios da região e tomar todos os cuidados necessários com o meio ambiente.


Texto: Jackeline Bispo

http://www.saodesiderio.ba.gov.br/


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Conheça São Desidério: um paraíso no interior da Bahia



Conheça São Desidério: um paraíso no interior da Bahia

São Desidério é uma pequena cidade localizada no oeste da Bahia. Seus primórdios estão datados da segunda metade do século XIX, quando da aquisição da fazenda que propiciou o surgimento do núcleo habitacional por Desidério José de Souza. O Sr. Desidério com certeza um homem de muitas posses, encaixando na categoria de coronel, tão comum ao Nordeste Brasileiro estimulou a criação do Povoado.
Dono de um potencial turístico e econômico enorme, São Desidério está para o Oeste da Bahia como um Oásis, no meio do deserto, onde todos matam a sua sede. O nosso grande Município agora marcha firme no caminho do desenvolvimento e em breve se fará grande, não só em extensão territorial, mas também será grande na Saúde, na Educação e na qualidade de vida do nosso povo.

Tema:Ecoturismo
Autor: www.saodesiderio.ba.gov.br


Transparência Publica