domingo, 12 de julho de 2009

121 anos de Abolição. E o trabalho escravo ainda existe no Brasil


Tribuna da Bahia/Taisa Sganzerla

É inacreditável, mas, mesmo passados mais de 120 anos desde que foi assinada a Lei Áurea, a mão-de-obra escrava permanece como um dos maiores problemas do Brasil. Os números assustam: mais 30 mil pessoas já foram resgatadas de condições de trabalho degradantes pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 1995. Só na Bahia, foram quase 2.500 pessoas.

Barracos improvisados com cobertura de lona; camas feitas com pedaços de madeira; água barrenta servindo tanto para o banho, lavagem de roupa e consumo; total impossibilidade de deixar o local. Essas são as condições em que centenas de trabalhadores são mantidas em fazendas e indústrias pesadas Brasil afora. Sob a promessa de receber bons salários, pessoas a procura de uma melhor condição de vida são aliciadas nos grandes centros urbanos do país pelos chamados “gatos” e levadas a locais onde, na verdade, mal receberão comida.


Leia na íntrega: http://blogdaresenhageral.com.br/v1/2009/07/12/121-anos-de-abolicao-e-o-trabalho-escravo-ainda-existe-no-brasil/#more-5590

Nenhum comentário:

Transparência Publica