quinta-feira, 18 de junho de 2009

Má qualidade da educação freia desenvolvimento



do Brasilalemanha.com
com colaboração de Norberto Aurich

Um artigo na edição mais recente da revista britânica “The Economist” traça um panorama da situação da educação no Brasil e afirma que a má qualidade das escolas, “talvez mais do que qualquer outra coisa”, é o que “freia” o desenvolvimento do país.

Para embasar a oportuna matéria reproduzida logo abaixo, BrasilAlemanha transcreve antes o último parágrafo da crônica Brasil grande, de David Coimbra, publicada em coluna da página 3 do diário Zero Hora de Porto Alegre. Nela, o consagrado jornalista e escritor cita a Alemanha como exemplo de país que tem na Educação seu principal alicerce.

“Brasil grande
………………………………………….
O desenvolvimento material pode ser perdido. A Alemanha foi destruída na Guerra dos 30 anos e, depois, outras duas vezes nas guerras do século 20. A Alemanha perdeu o que tinha de material. Restou-lhe o espírito. O povo alemão desde sempre foi um povo culto, um povo que valorizou a Educação. É o que faz um país. Pontes desabam, o asfalto das estradas se corrói, usinas caducam, até a beleza das mulheres um dia murcha. O espírito, não. O espírito de um país nunca se perde, se ele é cultivado. Um pouco de sua popularidade Lula poderia despender nessa conquista. A conquista do espírito.”

Nenhum comentário:

Transparência Publica